segunda-feira, janeiro 17, 2011

O que esperam de nós?




Quando somos crianças, vivemos pensando em o que fazer quando ficarmos adultos, praticamente 99% das crianças se dividem em jogadores de futebol, astronauta, bailaria, cantor(a), e ator. É engraçado, praticamente todo mundo já sonhou em seguir uma destas profissões quando era criança, mas é claro sempre existe quem mantém a convicção de seguir nestas profissões e quando chegam na fase decisiva de suas vidas, seguem estes sonhos. Mas e para os outros mortais que estes sonhos não passaram de “sonhos de criança” que conforme foram amadurecendo perceberam que essas profissões não iriam lhe dar o que eles desejam, e quando a sociedade exige de nós uma resposta séria e objetiva, onde não podemos errar, pois ali está nosso futuro nossa garantia de realização profissional, felicidade e lucros? Então o que vamos responder?

Essas perguntas impostas à nós pela sociedade, geralmente vem no fim da adolescência a partir dos 16 anos. Pois é nesta faze que começamos a tomar nossas decisões, como os cursos que serão úteis no futuro e o tão falado vestibular.  E ai, pensamos, será que podemos continuar dando respostas evasivas quando nos pedem responsabilidade, será que já estamos suficientemente maduros para saber escolher por conta própria e assumir o risco de que a partir de um certo ponto em nossas vidas, todo e qualquer  ato será pura responsabilidade nossa?

Quantas perguntas para um único post não é mesmo?! HEHEHE mas se formos parar pra analisar qualquer um que está as portas do vestibular, pensa nisso: “e agora?” Já não é mais o momento de escolher uma profissão pela roupa que se usa, mas por motivos sérios. Eu por exemplo, quando tinha 5 anos queria ser dançarina do Faustão, logo percebi que minhas habilidades como dançarina, paravam nos primeiros segundos de uma música (ksaoskaoskaokaos) então, passei por várias profissões, de dançarina, pulei para médica, atriz, sei lá mais o que. Então teve um dia que pra variar na internet, eu descobri o que gostava, e o que eu gosto é de escrever, escrever coisas sérias, bobagens, frases, textos, redações, enfim... e gostava mais ainda de poder mostrar aos outros o que escrevia, gostava de saber o que estava acontecendo, então uma luz se ascendeu e eu descobri o jornalismo, corri atrás de informações e aqui estou eu, apenas um ano me separa da minha faculdade de jornalismo.

Mas o assunto principal não é minhas decisões, mas sim decisões para o futuro de modo geral, o que esperamos para o futuro? E o que esperam de nós?
É complicado crer que nossa infância acabou, e que estamos no momento de dar, respostas objetivas e maduras. 
E você, concorda comigo? Concorda que estamos no momento de iniciar as responsabilidades? 
Deixe sua opinião que sempre será bem vinda aqui =).

4 comentários:

Isa. disse...

Boa sorte com o jornalismo!
eu estou adorando, é maravilhoso!
vai com fé!
beeijos

http://semtravasnalingua.blogspot.com/

Relativizando Absurdos disse...

Acho essa fase da vida uma das mais complicadas jusstamente pelo número de respostas que temos que responder de vez. Não podemos mais ter dúvidas, até podemos, mas não é isso que os outros esperam de nós.

É tão complicado... tenho amigos que decidiram pq tinham que decidir e não pq realmente tinham vontade... acho que principalmente a família.. deveria ter um pouco mais de cuidado, me tentar não fazer muito alarde.. tudo isso só atrapalha.

Com calma e pesquisa... sempre achamos nossas respostas.. e elas não precisam ser definitivas... isso que é o melhor.

bjus

Por Sami

Melissa disse...

Ótimo post, Malú! É o tipo de texto que muitos adolescentes devem ler, para poder começar a pensar um pouco na vida. Conheço pessoas que ainda não dão a minima para o futuro, apenas vivem o presente, mas nossa vida vai mais além do que presente. Se dependessemos apenas disso, o que seria de nós?
Enfim, realmente é muito complicado decidir o que fazer. Assim como você pensei em várias profissões até que conheci a Arquitetura e me apaixonei por ela. Não devemos escolher apenas aquilo que nos dará altos lucros financeiros, e sim o que nos da vida, prazer em fazer.
Pelo que vejo você será uma ótima jornalista! ;) Continue assim que você irá longe!
Sucesso!

Beijo ;*

Malú disse...

Muito obrigada pelas suas opiniões, pelas suas experiências, e por me apoiarem tanto, obrigada pelos elogios e por seus comentários, porque o melhor presente q um blogueiro pode receber não é apenas um alto número de comentários e sim ver q o seu texto realmente foi lido e ver q aquilo foi importante para quem leu! Muito obrigada a todos, e não parem de deixar suas opiniões!! Beijinhos Malú